Tema: Os Sonhos de Deus para minha vida
Texto: Pv 16
Semana passada assistimos o vídeo de vitória Martins, seu exemplo de vida, com problemas de saúde, ela organizou e lidera um culto infantil. Com isso fomos desafiados a pensar, refletir o que EU posso fazer para Deus? De que maneira Eu posso também Servir a Deus? E queremos ouvir o vcs pensaram....
Diante disso, uma frase na reunião de diretorias quinta-feira tem falado comigo: DEUS TRABALHA EM NÓS, ANTES DE TRABALHAR ATRAVÉS DE NÓS.
Talvez um dos sonhos nossos é que sejamos usados por Deus, que olhamos para uma pessoa de Deus, um pastor, um missionários, a Vitória Martins, um mestre, um cantor, um evangelista, um missionário, e PENSAMOS: COMO GOSTARIA SER COMO ELE? COMO GOSTARIA DE FAZER O QUE FAZ? COMO GOSTARIA DE EVANGELIZAR, FALAR, CANTAR, de DEUS!!!!
O mover o agir de Deus é algo tremendo, não há coisa mais linda do que ver Deus curando, libertando, abençoando, salvando. Diante disso, muitos pedem: “Deus usa-me!”.
Mas infelizmente a vida de muitos não pode ser considerada um instrumento nas mãos do Senhor. E quais os motivos para muitos não se transformarem em instrumentos nas mãos do Senhor? muitas são as respostas. Escute com atenção: SE DEUS NÃO TRABALHAR EM VOCÊ PRIMEIRO, NUNCA VAI TRABALHAR ATRAVÉS DE VOCÊ!
Vejamos alguns exemplos:
Moisés: Moisés e aquele menino hebreu que foi colocado em um cesto nas águas do Nilo Moisés é salvo pela filha do faraó e condicionado aos conhecimentos do povo egípcio durante 40 anos; Ali no deserto se casou com uma das filhas de Jetro e se tornou pastor de ovelhas 40 anos Moises passa ali no deserto como pastor de ovelhas ate que Deus o chama e da a ele a missão de tirar seu povo do Egito. Neste 40 anos no deserto servem a desenvolver características de liderança em Moisés
Moises volta para o Egito e é usado por Deus ali, e com sinais e prodígios tira o povo da terra da escravidão Eles atravessam o mar vermelho e começam ali uma caminhada de 40 anos pelo deserto
Durante 40 anos Moisés foi o pastor e líder daquele povo
Era o sonho de Moises ver a promessa de Deus se cumprir na vida daquela congregação.
Eu creio que o maior sonho de Moises era ver o povo atravessar o Jordão entrar na terra da promessa
Quem sabe o sonho de Moises era fazer um casinha no alto do monte e de lá ficar sentado numa cadeira de balanço com dor na coluna,artrite,artrose,reumatismo....mas mesmo com todas as dores e problemas que a velhice traz ficar do alto vendo o povo feliz alegre desfrutando o melhor do que Deus havia prometido para eles.
Mas Deus chama Moises e manda ele subir o monte e Nebo mostra-lhe toda a terra desde de Gileade ate Dã E diz pra Moises: - esta é a terra que prometi pra Abraão, Isaque e Jacó olhe bem pra ela por que tu verás com os teus olhos mais não entraras nela-
Tente imaginar a dor a decepção de Moisés ao ouvir estas palavras.
Moisés chorou, magoou-se e até implorou a Deus que o deixasse entrar na terra da promessa quem sabe até argumentou com Deus: - Deus é o meu sonho!
Mas a resposta de Deus: foi não! E não me fale mais sobre isto!! Dt3:25-27. Por que OS SONHOS DE DEUS SÃO MAIORES DO QUE OS NOSSOS.
José: ele sonhava os sonhos de Deus, que consistiam na promessa divina de que ele alcançaria à posição de liderança e autoridade como governador de Egito. Gn 39
José quando muito jovem começou a ter sonhos e isso causou a inveja de seus irmãos resolveram vende-lo a mercadores.
Ora José durante sua vida teve muitos momentos nos quais pode ter duvidado. Deus permitiu que ele fosse vendido para o Egito para se cumprir o seus sonhos.
Quando ele estava na casa de Potifar e o Senhor começou a prospera-lo tudo parecia que estava se encaminhando para que o senhor o exaltasse e o fizesse um grande homem entre os grandes.Mas de repente aparece a tentação e José inspirado por Deus resiste a oferta do diabo, mas por não ceder ao pecado é lançado numa prisão.Quantas vezes nós por não querermos aceitar aquilo que o mundo nos oferece somos criticados e caluniados? Mas não se engane achando que o diabo venceu esta batalha.
Deus permitiu que José fosse para a prisão pois tinha um propósito maior na vida dele.Talvez José tenha pensado”Senhor eu tenho só feito a tua vontade, mas parece que o Senhor me desemparou”, eu te digo Deus nunca desampara nenhum filho seu, por maior que seja a tua luta, por mais distante que você possa ver seu sonho Ele sempre vai se cumprir se você ficar fiel a Deus, Ele será fiel a você.
Mas estando José naquela prisão Deus lhe manda duas pessoas lá e José interpreta seus sonhos. Isso chega ao conhecimento de Faraó e chama para intepretar o seu sonho e logo após Faraó lhe põem com autoridade (V 41)
Existem muitas coisas em nós a serem trabalhas pelo Senhor antes que Ele trabalhe através de nós. Lembra da frase: DEUS TRABALHA EM NÓS, ANTES DE TRABALHAR ATRAVÉS DE NÓS. Muitos de nós não estamos dispostos a deixarmos Deus trabalhar em nós. Isto porque Deus trabalhar em nós traz alguns conflitos, alguns desconfortos, e muita disposição da nossa parte.
Pensemos em algumas coisas que precisam ser trabalhadas em nós para que Deus nos use:
1. Nossa natureza pecaminosa precisa ser trabalhada.
A Bíblia diz que nós somos tendentes ao pecado. Em outras palavras, nossas atitudes naturalmente são inclinadas ao mal. Desde que o pecado passou a estar em nossa vida, nossas atitudes tendem a ser tortuosas. Não nos enganemos, somos levados a querer levar vantagem, a mentir, a caluniar, e a outras coisas às vezes piores. Somente se formos alvos do agir de Deus é que poderemos ser guiados pelo Espírito tendo atitudes diferentes.
Um exemplo bíblico disso é a vida de Jacó. Alguns estudiosos dizem que seu nome pode ser traduzido por “o agarrador de calcanhar”, outros falam ainda de “o usurpador”, ou “enganador”, seja como for, todos estes nomes apontam para a vida levada por Jacó. Sua história é a de um homem desonesto, que em todo o tempo busca levar vantagens, um homem vivendo o ápice de sua essência pecaminosa. Em Gn 27 engana seu pai, fazendo-se de seu irmão Esaú para receber a bênçãos. Um dia ele tem um Encontro com Deus em Peniel (Gn. 32. 22-32), Deus trabalhou em sua vida, e ele não se chamou mais Jacó, mas Israel príncipe de Deus. O domínio do pecado na vida de Jacó foi vencido naquele momento.
Assim, para Deus trabalhar através de nós, primeiro Ele terá que trabalhar em nós, em nossa natureza pecaminosa, fazendo com que o domínio do pecado seja quebrado.
2. Nossas emoções precisam ser trabalhadas
Impressiona-me o número de pessoas feridas em suas emoções, inclusive dentro da igreja. Gente que viveu experiências de rejeição, de abandono, de traição, de injustiças, de abusos e que nunca foram curadas disso.
Tais pessoas exalam a enfermidade de suas emoções em variados momentos, desde os mais simples até situações mais complexas. Você conhece pessoas que passam odiar a outras se a data de aniversário for esquecida, se não receber a atenção que queria, se não tiver seu nome citado, se as coisas não acontecerem da forma como ela acha melhor? Pois é, esses são sintomas de doenças emocionais, de situações mau resolvidas.
Um exemplo bíblico disso é Jonas. Quando mandado para Nínive pelo Senhor, ele se recusou. Sabe o motivo? Ele sabia que se pregasse, o povo de Nínive se converteria, e Deus não os destruiria, e ele odiava aquele povo, e não queria que se salvassem. Olha aí o sintoma de feridas emocionais completamente abertas. Necessário foi que Deus o levasse ao ventre de um grande peixe para tratá-lo, pois para Deus trabalhar através de nossas vidas, primeiro ele precisa trabalhar na nossa vida, nas nossas emoções.
3. Nosso caráter precisa ser transformado
O dicionário Aurélio define caráter como sendo o conjunto de qualidades (boas ou más) que distinguem (uma pessoa, um povo); traço distintivo; Formação moral, honestidade/ Marca, cunho, impressão.
Infelizmente, as igrejas estão cheias de pessoas manifestando desvios de caráter. Gente age com falsidade, com dupla personalidade, gente sem palavra, que não honra seus compromissos. Gente que deixa marcas negativas.
Cristo quer que seus seguidores tenham o seu caráter. O termo cristão, nasceu não com os seguidores de Cristo, mas com aqueles que não eram da fé, mas ao verem os seguiam Cristo, os designaram cristãos, que quer dizer pequenos cristos. Tal designação surge então da prática de pessoas que manifestavam o caráter de Cristo em suas vidas.
Um bom exemplo era Pedro, que demonstrou desvio de caráter ao negar Jesus logo após declarar que estaria com ele até a morte.