Tema: Por que o Diabo luta tanto contra a nossa santificação?
Texto: 1Pedro 1. 13-16
Na bíblia encontramos diversas passagens que Deus nos fala sobre o cristão e a Santificação, o cristão e a santidade, da vontade de Deus que sejamos pessoas que vivamos em santificação.
O que quer ou o que significa Santificação?
Santificação significa 3 palavras: SEPARAÇÃO, DEDICAÇÃO E CONSAGRAÇÃO a Deus.
1 – SEPARAÇÃO
Quando uma pessoa é convertida por Deus(torna-se filha de Deus, aceita Jesus como seu Salvador) precisa separa-se do mundo (abandonar os costumes maus) para dedicação exclusiva a Deus.
Um dos paradigmas diabólicos que precisamos quebrar hoje, na Igreja, é o de que podemos servir a Deus sem rompermos com o mundo, ou as práticas mundanas. Há pessoas que acham que podem servir a Deus, mesmo convivendo com as práticas mundanas(agindo, vivendo a mesma vida como as pessoas que não conhecem Deus).
Muitos chamam de VIDA DUPLA" (uma, com "cara de santo" na Igreja; outra, DEPOIS vivendo como o diabo gosta, durante a semana),
2 – DEDICAÇÃO Uma vida, uma alma dedicada para Deus, somente para Deus, vivendo com todo o seu ser, força e habilidades para honrar o nome de Deus. Santificação é a nossa vida dedicada para Deus.
3 – CONSAGRAÇÃO é consagrado a Deus, no processo abandonar o que não é de Deus, dedicação a Deus, e então é propriedade, pertence a Deus.
a santificação tem sido um elemento essencial na relação entre Deus e seu povo. Josué 3.5. Santificai-vos por que amanha o Senhor fará maravilhas no meio de vós.
Mas Em nossos dias, notamos que está existindo uma "BANALIZAÇÃO DA SANTIFICAÇÃO". É certo que sempre temos aqueles que são fiéis ao Senhor e que querem "levar Deus a sério" em suas vidas. Só que estes ESTÃO VIRANDO MINORIA ! Estes estão sofrendo humilhações sob a alegação de que "querem ser certinhos demais". Isto nos lembra o recado que Paulo deu a Timóteo: "Todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus, serão perseguidos" (2Tm 3:12).
Você já se perguntou : "POR QUE O DIABO LUTA TANTO CONTRA A NOSSA SANTIFICAÇÃO?". Creio que existem pelo menos 4 motivos, para tanto empenho satânico :
1º MOTIVO : PORQUE CAMINHAR EM SANTIFICAÇÃO, VAI APROXIMAR-NOS DE DEUS (e é claro que ele não nos quer mais perto do Senhor!)
Amados, 1Pd 5.8: Satanás, autor de todo mal, esta ao nosso redor como leão, procurando um momento para nos devorar.
o inimigo está ao nosso redor, vendo tudo que você faz, o que você sente, se ele vê que você está enfraquecendo ele te ataca mais e mais, se ele vê que aquela seta que ele lançou deu resultado, ele vai lançar mais, para NOS afastar de Deus.
“Satanás faz isso jogando uma rede sobre o povo de Deus... Ele vem com filosofias e sutilezas, com doutrinas humanas e demoníacas, com preguiça e falsas atrações. O apóstolo Paulo nos fala que, nos últimos dias, muitos esfriariam por acreditar em doutrinas de demônios. Filosofias são apenas pensamentos, mas quem vive por meio de Jesus Cristo, busca estar mais perto cada dia com Deus sabe que Ele está ao nosso lado todos os dias!
O autor de Hebreus nos declara que "Sem Santificação ninguém verá ao Senhor" (Hb 12:14b).
O pecado bloqueia a nossa visão, nossa caminhada crescente em santidade, de aproximar-se a Deus. E ninguém poderá chegar no céu com uma vida imunda, vivida no pecado.
Mas Deus quer que Seus filhos PERMANEÇAM BUSCANDO a Santificação, pois ela é a característica daqueles que pertencem ao chamado "POVO DE DEUS". Em 1 Pe 1:16 apóstolo declara: "Está escrito: Sejam santos porque eu sou Santo".
Fomos chamados para viver em Santidade. Veja o que diz Paulo :
2Co 7:1: "Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade, no temor do Senhor".
Aperfeiçoar a Santidade é um "trabalho conjunto: criatura e Criador". NÓS, entramos com a DECISÃO de lutar, resistindo ao pecado; DEUS entra com a FORÇA para que vençamos ao diabo (Tg 4:7). Sujeitai-vos a Deus, Resisti ao diabo e ele fugirá de vós.
2º MOTIVO: O DIABO LUTA TANTO CONTRA A NOSSA SANTIFICAÇÃO, PORQUE QUANDO CAMINHAMOS EM SANTIDADE, ESCAPAMOS DE MUITAS DE SUAS ARMADILHAS
Para nos manter afastados de Deus, Satanás usa métodos e estratégias como: SEDUÇÃO, CORRUPÇÃO, REBELDIA, MENTIRA, INIMIZADES, INDIFERENÇA, INVEJA, IRA, AMOR AO DINHEIRO, ABANDONO DA FAMÍLIA e tantas outras. Quanto menos íntimos do Senhor estamos, menos buscamos Sua Presença, menos estudamos a Sua Palavra. Como conseqüência, menos chances temos de reconhecer e fugir das armadilhas colocadas pelo inimigo, em áreas onde somos mais frágeis.
É por isso que tantos escritores bíblicos nos deixaram textos que nos alertam a ABANDONAR estas práticas, que talvez antes de conhecermos a Cristo, tenham feito parte de nossa VELHA VIDA. Quando conhecemos Jesus e entregamos nossas vidas a Ele, o Espírito Santo faz habitação em nós e nos orienta a FUGIR destes antigos costumes, pois agora temos uma NOVA VIDA em Cristo.
Veja o que Paulo diz em Ef 4:27-32: "E não dêem lugar ao diabo. O que furtava, não furte mais (...). Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês (...). Livrem-se de toda a amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como toda a maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-vos mutuamente (...)".
3º MOTIVO: O DIABO LUTA TANTO CONTRA A NOSSA SANTIFICAÇÃO, PORQUE CAMINHAR EM SANTIDADE, É ESSENCIAL PARA A EVANGELIZAÇÃO (e Satanás não quer ver ninguém evangelizado).
Jesus, na oração sacerdotal, diz: "Santifica-os na verdade (...). Assim como me enviaste ao mundo, eu também os enviei ao mundo" ( Jo 17:17-18 ). Nesta oração, Cristo mostra que a Santificação precede a evangelização. Primeiro, ele pede que o Pai os santifique na verdade; depois Jesus diz que os envia ao mundo para pregar.
Deus deseja como filhos dEle, onde formos e estivermos possamos demonstrar o GRANDE AMOR DE DEUS. Pois Onde Cristo chega, chegam as possibilidades de mudanças, os milagres começam a acontecer, a começar de tirar o homem do Império das Trevas e colocando-o no Reino de Deus. Nós somos EMBAIXADORES DESTE REINO,(representantes) com o ministério da RECONCILIAÇÃO dos seres humanos com o seu Criador (2Co 5:18-20).
Mas quando não há busca de uma vida santificada, o diabo (como GRANDE ACUSADOR), questiona nossa autoridade, até mesmo diante das pessoas que estamos tentando evangelizar. São tantos os exemplos de pessoas que ouvem de seus amigos: "Que autoridade você tem para me falar sobre Deus? Eu vejo você agindo assim ..., você fez aquilo ... e mais aquilo ...". Satanás quer humilhar e desprezar tanto ao EMBAIXADOR, quanto ao REINO que representamos.
4º MOTIVO: O DIABO LUTA TANTO CONTRA A NOSSA SANTIFICAÇÃO, PORQUE CAMINHAR EM SANTIDADE, TORNA-NOS MAIS ATENTOS À VOLTA DE CRISTO (e Satanás não quer ninguém esteja preocupado com a volta de Cristo).
A passagem de Ap 22:7-17, fala da PROXIMIDADE da volta de Jesus: "Eu venho sem demora" (v.7 e v.12); "O tempo está próximo" (v.10). Diz também que haverá uma definição de lados (v.11) "continue o injusto a praticar a injustiça; continue o imundo na imundícia; continue o justo a praticar a justiça; e continue o santo a santificar-se".
Portanto, nos últimos dias, veremos uma radicalização: de um lado, os que buscam a vontade de Deus; de outro, os que decidiram desprezar o Senhor.
Em Ap 22:14 vemos que são chamados de "bem aventurados" os que se santificaram (lavaram suas vestes) se purificaram, santificaram. Terão uma recompensa eterna, pois entrarão na Cidade de Deus. Estas pessoas ANSEIAM pela volta de Jesus, como vemos no v.17 "O Espírito e a noiva dizem: Vem! Quem tiver sede, venha; e quem quiser, beba de graça da água da vida" . Além de buscarem viver uma vida santa, ANSEIAM pela 2a. vinda, dizendo "Maranatha !!" (Ora, vem Senhor Jesus!!).
CONCLUSÃO:
Estamos rodeados por violência, pornografia, desonestidade e falsa religião. Deus não pretende que nos isolemos deste mundo (João 17:14-21), mas que fujamos dos seus pecados (1 Timóteo 6:11) e brilhemos como luzes num mundo de trevas e vivamos para Ele (Mateus 5:14-16). Nunca foi fácil viver como povo santificado num mundo de corrupção e injustiça, mas é possível. Jesus provou isso durante uma vida de pureza sem pecado. É nossa responsabilidade seguir seus passos:
O PREGO DO DIABO
Um homem queria muito comprar uma determinada mansão. O Diabo, aproveitando-se da sua obsessão, propôs-se a ajudá-lo:
- Mas, há uma única condição, disse-lhe o diabo.
- Qual condição, perguntou o homem, desconfiado.
- Está vendo aquele prego fincado na parede da sala de jantar?
- Sim!
- Eu te ajudo a comprar esta mansão. Ela verdadeiramente será sua, mas, aquele prego será meu. Você nunca poderá arrancá-lo de lá.
- Só isso?
- Só isso, confirmou o Diabo.
O homem aceitou a proposta. Anos depois, ele ofereceu um gigantesco banquete na sua mansão. As pessoas mais importantes de toda aquela região foram convidadas e confirmaram presença.
Aquele seria um jantar inesquecível, mas, no meio da festa, quando as pessoas iam começar a comer, o Diabo entrou na sala carregando uma carniça fedorenta e a pendurou naquele prego, assustando e acabando com o apetite de todos.
O dono da mansão tentou argumentar, mas o diabo lhe disse:
- Lembre-se do nosso trato: aquele prego é meu! E eu vou usá-lo como bem entender.
Se deixarmos o mal dominar uma área qualquer da nossa vida, por menor que seja, ele infernizará toda a nossa existência. ...nem deis lugar ao Diabo.
Efésios 4.27