O Impacto dos Pais na Vida dos Filhos
O Impacto dos Pais na Vida dos Filhos

 

Tema: O Impacto dos Pais na Vida dos Filhos

Texto: Pv 3. 33

Quem conhece as seguintes frases: “tal Pai, tal filho”! “ Filho de Peixe, peixinho é”! Mas o que significa para vcs?

Diariamente diante de alguns casos lembramos dessas frases, mas esquecemos que isso é realidade na nossa vivencia familiar, relação de pais e filhos.  O tema O Impacto dos Pais na Vida dos Filhos, tem objetivo de avaliar a impressão, a marca, os resultados, que estamos deixando nos filhos.

Augusto Cury, livro Pais brilhantes, professores fascinantes. ao falar sobre a importância do exemplo no relacionamento entre pais e filhos  destaca para os pais que:

 “Eles(os filhos) arquivam diariamente os seus comportamentos(dos Pais), sejam eles inteligentes ou estúpidos. Você não percebe, mas eles O estão fotografando a cada instante. O que gera os vínculos inconscientes não é só o que se diz, mas também o que eles vêem. Muitos pais falam coisas maravilhosas para suas crianças, mas tem péssimas reações na frente delas: são intolerantes, agressivos, parciais, dissimulados. Com o tempo cria-se um abismo emocional entre pais e filhos. Pouco afeto, mas muitos atritos e críticas.”

E em muitas das vezes, quando o filho já grande, adolescente,jovem, reagindo da maneira que fotografou, os pais questionam: POR QUE NOSSO FILHO É ASSIM? POR QUE ELE É ASSIM ESTÚPIDO? DESOBEDIENTE? ELE TINHA TUDO? OLHA QUE FILHO RUIM? Mas, ele NÃO tinha o essencial da vida....

Desde pequena a criança aprende com o modelo que é oferecido a ela. A criança, e o adolescente, tal como os adultos, aprendem “bons” e “maus” comportamentos, observando como outras pessoas agem e o que acontece a elas.

Pais, mesmo que talvez não percebem, mas o filhos estão TE OBSERVANDO. Exemplo: Palavreado em casa! frente a algum problema, qual reação? Observando o que vc faz, Observando como trata as pessoas, os filhos, a mãe, Se Vc realmente crê naquilo que fala sobre Deus.Tipo de comida(pai não gosta, filho também não gosta). A forma como, os pais, agem quando tem problemas de relacionamentos entre si, irá servir de modelo para que os filhos também venham a agir assim nos seus relacionamentos. PAIS, ALGUMAS DAS COISAS QUE VC ESTA FAZENDO, ELES TAMBEM FARÃO.

Rubens Paes, no livro Curando lares feridos, expõem: “Não há ser humano que consiga viver bem sem cultivar boas relações afetivas. E o lar é o lugar que Deus planejou para que ali as pessoas tenham supridas suas carências emocionais, seja no relacionamento entre homens e mulheres e entre pais e filhos”.

O lar deveria ser apresentado como um lugar de alegria, de cuidado, de amor e de desenvolvimento físico, emocional e espiritual, onde as pessoas deveriam desenvolver relacionamentos bonitos e saudáveis.

A bíblia expõem as prioridades que devemos ter: 1º DEUS; 2º FAMÍLIA(a-Conjuge e b- filhos); 3º TRABALHO e ESTUDOS.

Devido a nossa inversão de valores, pela incredulidade, pela ganância, pelo Status; AO MAIS IMPORTANTE NÃO TEM SE TIDO TEMPO e NÃO ESTA SE TENDO.  conseqüências: conflitos + conflitos entre pais e filhos.

Jaime Kemp escritor afirma ter chegado à conclusão de que quando um pai é espiritualmente ativo e consagrado a Deus, a chance de que seu filho também venha a ser um homem espiritual é de aproximadamente 70%. Por outro lado se apenas a mãe for cristã, essa porcentagem, segundo ele cai para 15% ou 20% no máximo. Chama ainda atenção o fato da importância do pai no convívio com a família, o autor chega a afirmar que ele crê que “a sobrevivência de qualquer sociedade está intimamente ligada a presença de uma liderança masculina’.

Paes destaca que: “A qualidade da vida emocional das pessoas está piorando a cada dia. Nos relacionamentos interpessoais falta carinho e sobra agressividade, falta compromisso e sobeja(sobra) infidelidade”.

Para Paes  “Casais e filhos muito atarefados vão se tornando cada vez mais ausentes da vida familiar”. 

John Bevere (escritor) chama a atenção para o fato de que “muitos lideres de nosso lar, empresa e igreja, estão mais preocupados com seus alvos do que com seus filhos”.

Estimados Pais, seja teus filhos grandes ou pequenos, NÓS PRECISAMOS APRENDER A RELACIONAR-SE COM DEUS E COM ELES, filhos(Ser amigo, companheiro, irmão, ouvi-lo)

“Quer filhos felizes e realizados, esforça-se em ter um relacionamento íntimo, terno, profundo e de qualidade com eles”.

Escritor Jaime Kemp destaca: Todo filho precisa de, ao menos, cinco abraços por dia! Demonstre afeto não só com abraços, mas também com beijos. Não vem ao caso se ele é mais alto e mais forte do que você. A ternura é um fator elementar na solidificação do relacionamento entre pai e filho.
Desenvolver um relacionamento de proximidade com os filhos nem sempre é fácil, pois muitos de nós não vivemos tal experiência com nossos próprios pais. Muitas vezes, não sabemos como ser íntimos. Ficamos constrangidos, desajeitados, e parece que procuramos forçar uma situação.

Precisamos saber que Relacionar-se é muito mais que conversar. É dar atenção, é viver sentimentos juntos.

Se não soubermos dar atenção a cada filho em especial, NÓS VAMOS COLHER AS CONSEQUENCIAS.

Na bíblia também encontramos diversos os pais que tiveram problemas de relacionamento com os filhos:

Noé proferiu bênçãos, mas também maldições sobre um dos seus filhos (Gn 9.20-27).

Eli, sacerdote, não soube educar os filhos no caminho do Senhor, tornaram rebeldes e desobedientes ao pai e também em relação a Deus, e isto lhes custou à vida (1 Sm 2. 12,17).

Davi teve problemas com seus filhos Amnom e com Absalão em especial, por ser um pai ausente, e sofreu terríveis conseqüências por isso, inclusive a morte de ambos os filhos (2 Sm 13.10-17,27-28).

Ao contrario: Ana grande filho Samuel; Abraão grande filho Isaque; Judá grande filho Daniel

Pense comigo: TAL PAI, TAL FILHO! QUE IMPACTO, MARCA ESTOU DEIXANDO PARA O MEU FILHO(a)? OLHEMOS-NOS NO ESPELHO!!!                                                       Seja um Pai de Deus, Seja um Pai herói!

Veja esse vídeo, filme A VIRADA

Ao terminar, gostaria de deixar a você, pai ou mãe, uma palavra de ânimo. Se você se sentir incapaz de formar seu filho, lembre-se de que nenhum pai é capaz porque todos somos pecadores (Rm 3.23). Criar filhos ou filhas segundo a vontade de Deus não depende tanto de nossas forças, mas de dependermos de Deus e obedecer-lhe as instruções contidas em sua Palavra.

 




ONLINE
1





Partilhe esta Página