Tema: Lições de um LÁPIS
HISTÓRIA DIZ QUE:O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou: Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim? A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto: - Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele quando crescesse. O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial. - Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida! Vó disse:Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.
I- "Primeira qualidade: JEREMIAS 10:23; ISAÍAS 48:17.
Você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos.
Esta mão nós chamamos de Jeová, Deus, e Ele sempre nos conduz em direção certa e na Sua vontade".
Jr 10.23: Eu sei, ó SENHOR, que não cabe ao homem determinar o seu caminho, nem ao que caminha o dirigir os seus passos. Outra versão diz: Ó SENHOR Deus, eu sei que o ser humano não é dono do seu futuro; ninguém pode controlar o que acontece na sua vida.
Deus guia os passos de seus filhos que buscam Sua direção.
É verdade que nós seres humanos tomamos decisões, mas nós não somos suficientemente capazes de executar todas as decisões porque nos falta o poder para fazê-lo. O lápis escreve, mas ele não é suficientemente capaz de escrever por si próprio; ele precisa de uma mão que o guia. Então sim, pode escrever como ser instrumentos para lindos desenhos.
É verdade que nós seres humanos fazemos escolhas, mas nem sempre o que nós escolhemos fazer conseguimos fazer. A execução dos planos dos homens estão condicionadas ao plano divino.
Salomão escreveu em Pv 16.1,2, 9 – “O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor. Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o Senhor pesa o espírito... O coração do homem traça o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.”
Em Is 48.17: Assim diz o SENHOR, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o SENHOR, o teu Deus, que te ensina o que é útil e te guia pelo caminho em que deves andar.
Como um pai amoroso, Deus nos ensina e nos guia
Salmo 32. 8: Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho
Deus deseja guiar-nos com amor e sabedoria, diante do nosso caminhar diário como em diversas situações e dúvidas que temos no dia-a-dia.
Ele se dispõem a ensinar-nos o melhor caminho a ser seguido.
Hino 155 do nosso hinário diz: As tuas mãos dirigem meu destino.Ó Deus de amor, bom é que seja assim! Teus são os meus poderes, minha vida; Em tudo, eterno Pai, dispõe de mim. Meus dias sejam curtos ou compridos, Passados em tristezas ou prazer, Em sombra ou luz, é tudo como queres, E é tudo bom, se vem do teu querer.
II- "Segunda qualidade: TIAGO 1:2-4.
De vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado.
Tiago escreve: Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.
- Portanto, saiba suportar dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor".
- A questão é não fingir estar feliz quando se enfrenta a dor, mas ter uma perspectiva positiva(deixar que ela seja uma oportunidade para a alegria), por causa daquilo que as dificuldades podem produzir em nossa vida.
- Tiago diz que devemos transformar nossas dificuldades em momentos de aprendizado
- Os tempos difíceis podem nos ensinar a perseverar firmes em Deus.
- Em meio às provações variadas, ficamos mais dependentes de Deus.
- Deus usa nossas crises pessoais para nos mostrar que ele nos ama e nos dá a vitória.
- Deus não nos manda crises. Tiago diz que Deus a ninguém tenta (1.13)
- Mas as nossas tribulações podem ser usadas pela pedagogia de Deus para nos ensinar verdades que de outra maneira não aprenderíamos.
III- "Terceira qualidade: EZEQUIEL 33:11.
O lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado.
O que é essa borracha em nossa vida cristã? O PERDÃO
Deus pode nos perdoar quando vive errado, age errado, faz escolhas, caminhos erradas.
Dize-lhes: Tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que haveis de morrer, ó casa de Israel?
- Aqui os exilados estavam desencorajados pela vergonha por seus pecados no passado. Sentiram uma pesada culpa por terem se rebelado contra Deus durante tantos anos. Mas Deus lhes assegurou que lhes perdoaria caso se arrependessem. Deus quer que todos se voltem para Ele.
- Deus olha para o que somos e para o que ainda seremos, não para o que fomos.
- Deus nos da oportunidade de nos voltarmos para Ele, se desejarmos.
- Devemos seguir sinceramente a Deus, e pedir seu perdão quando falharmos.
1João 1. 8-2.1: Se dizemos que não temos pecados, estamos nos enganando, e não há verdade em nós. Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade. Se dizemos que não temos cometido pecados, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua mensagem não está em nós. Meus filhinhos, escrevo isso a vocês para que não pequem. Porém, se alguém pecar, temos Jesus Cristo, que faz o que é correto; ele nos defende diante do Pai.
- Bem-aventurado (feliz) o que é perdoado – Pois Quando somos perdoados nosso coração fica leve, nosso rosto sorridente, o peso da culpa e da dor são retirados de nós.
- Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça".
IV- "Quarta qualidade: 1 SAMUEL 16:7.
O que realmente importa no lápis, não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro.
Mas o SENHOR disse: — Não se impressione com a aparência nem com a altura deste homem. Eu o rejeitei porque não julgo como as pessoas julgam. Eles olham para a aparência, mas eu vejo o coração.
- A Bíblia nos conta uma história de um homem sábio, que, ao que tudo indica, também deu bastante atenção à aparência das pessoas. Samuel, ele era um homem sábio, um homem temente a Deus, um homem que tinha coragem de ser diferente. Mas ele fez o que nós muitas vezes fazemos: Ele julgou pela aparência, pelo lado exterior. Aconteceu o seguinte: Deus mandou Samuel ungir Saul para este ser o primeiro rei sobre o povo de Israel. Aquele Saul era o moço mais belo do país. Não havia outro mais belo do que ele. Saul tinha estatura. Mas Saul, tornou-se desobediente às palavras e ordens de Deus, e O Senhor o rejeitou. Porém, Samuel não conseguiu conformar-se com a rejeição de Saul. Ele não entendia como o governo de um homem tão belo e tão forte podia virar um fracasso. E Deus lhe disse o V6
- “Uma pessoa pode ter beleza exterior, uma pessoa pode ter tudo para fazer sucesso no mundo, mas para Deus isto não é suficiente. Tem que ter algo mais, algo mais importante do que aquela beleza exterior”. Por isso Deus rejeitou o belo Saul, e mandou Samuel ungir um dos filhos de Jessé para ser rei sobre Israel.
- Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você".
- Pensamento: Quando Deus mede um homem, Ele passa a fita métrica ao redor do coração, não do cérebro.
V- Finalmente, a quinta qualidade do lápis: GÁLATAS 6:7,8.
Ele sempre deixa uma marca. (Vc pode tentar apagar com a melhor borracha, mas sempre ficará um sinal)
Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida, irá deixar traços".
Ilustração O menino e os pregos
Era uma vez um menino que tinha sempre razão. O pai deu-lhe um saco de pregos e disse que, para cada vez que perdesse a calma, o filho deveria pregar um prego na cerca de madeira que rodeava a casa.
No primeiro dia, o menino pregou 17 pregos. Nas semanas seguintes, como ele aprendeu a controlar seu temperamento, o número de pregos na cerca diminuiu gradativamente...
Ele descobriu que era mais fácil se segurar do que martelar pregos. Finalmente chegou o dia que o menino não perdeu a calma em nenhum momento. Contando a novidade a seu pai, recebeu uma segunda tarefa: deveria tirar da cerca um prego por cada dia em que não perdesse a calma. Os dias se passaram e o menino, então, estava finalmente pronto para dizer a seu pai que tinha retirado todos os pregos da cerca.
O pai o pegou pela mão e levou até a cerca: "Você fez muito bem, meu filho, mas, veja só os buracos que restaram na cerca. Ela nunca mais será a mesma! Quando você fala algumas coisas com raiva, elas deixam cicatrizes como estas.Você pode enfiar a faca em alguém e retirá-la. Não importa quantas vezes você peça desculpa, a ferida ainda esta lá. Um ferimento verbal é a mesma coisa que um ferimento físico."
Esta ilustração nos ensina uma verdade da Palavra de Deus: as marcas do pecado nos acompanham! Davi pagou um preço muito alto pelo seus pecados, pois as conseqüências o acompanharam ao longo de sua vida.
“Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna.”
Assim o texto ensina que toda ação tem uma conseqüência. Se plantar para satisfazer seus próprios desejos, terá uma colheita de tristezas e pecados. Se plantar para agradar a Deus, colherá alegria e vida eterna. Tudo deixa uma marca. Que marcas vc esta deixando?