Divulgando os números e ganhadores da Ação entre Amigos 2017.
1º Prêmio (Mesa de Madeira) numero 1980 Ganhador: Cleuza - Vendedor Jeca Espetinho
2º Prêmio (Painel de TV) numero 0673 Ganhador: Leomar Armbrust
3º Prêmio (Sanduicheira) numero 0281 Ganhador: Nelciria Bencke
4º Prêmio (Liquidificador) numero 1229 Ganhador: Ademir – Vendedor Eloir Belling
5º Prêmio (Secador de Cabelo) numero 0814 Ganhador: Maricleia – Vendedor Edson Eckhdart
Em nome da Igreja Congregacional Foz do Iguaçu, Parabéns aos ganhadores e Muito Obrigado a todos pelo apoio dispensado.
Todo o valor arrecadado foi em prol na construção deste sonho.
Deus vos abençoe.
face: Igreja Congregacional - Foz do Iguaçu
*********************
SOS Espiritual
Necessitando Conversar,
de Oração,
de Compartilhar motivos de Oração,
Conselhos...
Ligue: (45) 3527-7336
Atendimento via WhatsApp (45) 9 9924-0750.
Pastor e Psicanalista/Analista (CBO 2515-50)
Itamar
*******************************************
**************************
LEMA IGREJA EVANGÉLICA
CONGREGACIONAL DO BRASIL ANO 2017

No ano de 2016, a Igreja Evangélica Congregacional de Foz do Iguaçu, completou 40 anos de História.
E no dia 21 de Agosto realizou-se culto em comemoração a esta data e no link abaixo você tem disponível parte dessa história de quatro décadas, que iniciou em 1976.
Parte 1: https://files.comunidades.net/iecbfoz/Culto_40_anos_de_Historia_foz.pdf
Parte 2: https://files.comunidades.net/iecbfoz/Culto_40_anos_de_Historia_foz_parte_2.pdf
Parte 3: https://files.comunidades.net/iecbfoz/Parte_3_culto_40_anos.pdf
Andamento da Obra na contrução da Igreja
Evangélica Congregacional em Santa
Terezinha de Itaipu.

Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas
quais estamos alegres. Salmo 126.3
Junte-se a nós em oração por esta obra.
Planejamento Estratégico da IECB
- Nossa Missão:
“Anunciar o evangelho de forma pura, clara e convincente a toda criatura, conduzindo o povo do Senhor a viver uma vida biblicamente correta e justa até Cristo buscar a sua igreja.”
- Nossa Visão:
“Ser uma Igreja que marca a diferença pela fidelidade à Palavra de Deus, pela luta contra o pecado e pela prática do amor a Deus e ao próximo.”
- Nossos Valores:
“Ter a Palavra de Deus como única e infalível regra de fé, com a busca constante por consagração e inspiração do Espírito Santo.”
- Nossa estratégia:
“Incentivar todos os membros a vivenciar maior crescimento espiritual através de um discipulado instrutivo, à comunhão, à consagração e ação corajosa, motivando-os com o mesmo espírito destemido de amor e evangelização dos primeiros cristãos.”
---------------------------------------------------------
Restaurante oferece desconto
para quem orar antes das
refeições
Clientes que fazem uma pausa para orar agradecendo a Deus pela comida antes de iniciar suas refeições recebem desconto de 15% na conta em restaurante da Carolina do Norte. O Mary´s Gourmet Diner, localizado na cidade de Winston-Salem tornou-se famoso nas redes sociais por causa disso.
O desconto vem impresso na conta, com os dizeres “por orar em público” e não é uma promoção. Existe desde que o restaurante foi fundado, há quatro anos. A proprietária, Mary Haglund, 60, é muito religiosa e afirmou o que a motivou a ter essa ideia. “Para mim, cada prato de comida é um presente dos céus… quando vejo alguém em um restaurante mostrar gratidão à mesa… toca meu coração.”
Haglund explica que ninguém deveria sentir-se obrigado a fazer nada publicamente que não queira e não acredita que o farão apenas para ganhar o desconto. Ela é filha de missionários evangélicos que serviram nas Filipinas, país onde ela cresceu e testemunhou muita pobreza.

O restaurante ganhou sua fama repentina semana passada quando uma mulher chamada Jordan Smith postou no Facebook o recibo de sua refeição com o desconto impresso. A página do Facebook da rádio Z88.3 de Orlando, repostou e com isso a imagem espalhou-se para milhares de usuários da rede que comentaram, curtiram e compartilharam. Com informações The Blaze
A ARTE DE NÃO ADOECER
Por Dr. Draúzio Varella
Se não quiser adoecer – “Fale de seus sentimentos”.
Emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos, acabam em doenças como: gastrite, úlcera, dores lombares, dor na coluna… Com o tempo arepressão dos sentimentos degenera até em câncer. Então vamos desabafar,confidenciar, partilhar nossa intimidade, nossos segredos, nossos pecados. O diálogo, a fala, a palavra, é um poderoso remédio e excelente terapia..
Se não quiser adoecer – “Tome decisão”
A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia. A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões. A história humana é feita de decisões. Para decidir é preciso saber renunciar, saber perder vantagem e valores para ganhar outros. As pessoas indecisas são vítimas de doenças nervosas, gástricas e problemas de pele.
Se não quiser adoecer – “Busque soluções”
Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas. Preferem a lamentação, a murmuração, o pessimismo. Melhor é acender o fósforo que lamentar a escuridão. Pequena é a abelha, mas produz o que de mais doce existe. Somos o que pensamos. O pensamento negativo gera energia negativa que se transforma em doença.
Se não quiser adoecer – “Não viva de aparências”
Quem esconde a realidade finge, faz pose, quer sempre dar a impressão que está bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho etc., está acumulando toneladas de peso… uma estátua de bronze, mas com pés de barro. Nada pior para a saúde que viver de aparências e fachadas. São pessoas com muito verniz e pouca raiz. Seu destino é a farmácia, o hospital, a dor.
Se não quiser adoecer – “Aceite-se”
A rejeição de si próprio, a ausência de auto-estima, faz com que sejamos algozes de nós mesmos. Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável. Os que não se aceitam são invejosos, ciumentos, imitadores, competitivos,destruidores. Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar as críticas, é sabedoria, bom senso e terapia.
Se não quiser adoecer – “Confie”
Quem não confia, não se comunica, não se abre, não se relaciona, não cria liames profundos, não sabe fazer amizades verdadeiras. Sem confiança, não há relacionamento. A desconfiança é falta de fé em si, nos outros e em Deus.
Se não quiser adoecer – “Não viva sempre triste”
O bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam a saúde e trazem vida longa. A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive. “O bom humor nos salva das mãos do doutor”. Alegria é saúde e terapia. “
--------------------------------------------------------------------------------------------------
QUEM NÃO ESCUTA CONSELHOS, ESCUTA COITADO!
Minha mãe usava esse adágio popular: "Quem não escuta conselhos; escuta: coitado!". A Bíblia diz que na multidão de conselhos há sabedoria. Uma pessoa que não ouve os sábios, não lê as placas de sinalização ao longo do caminho, caminha rumo ao desastre. Muitos namoros jamais teriam começado, muitos casamentos jamais teriam acontecido, muitas separações jamais teriam ocorrido se as pessoas escutassem bons conselhos. As cadeias estão cheias de pessoas que não escutaram o conselho dos pais. Os cemitérios estão semeados daqueles que taparam os ouvidos aos conselhos dos amigos. O ditado popular ainda está em voga: "Quem não escuta conselhos; escuta: coitado!".
O que você deseja ouvir?
Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá. Gálatas 6:7
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O símbolo que identifica a IGREJA EVANGÉLICA CONGREGACIONAL DO BRASIL é um Globo, uma Cruz e uma Coroa.
O globo representa o mundo, toda a terra.
A cruz bem no meio, no centro do globo terrestre, representa a mensagem cristocêntrica na qual crê a Igreja e a qual ela prega. Representa a morte expiatória de Cristo e sua obra salvifica na cruz como único meio de salvação para o mundo.
A coroa sobre a cruz representa o senhorio de Cristo. Ele é o Rei dos reis, o Soberano sobre tudo e todos. O cabeça da Igreja.
Fundamentados no principal versículo da bíblia que é: " Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". João 3.16
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nunca o deixarei, nunca o abandonarei.(Josué 1.5b)
A garantia de Deus de não nos desamparar e nem nos deixar é tão forte, tão importante, e nos dá tanta segurança, que foi novamente lembrada no Novo Testamento: "Não te deixarei, nem te desampararei" (Hebreus 13.5b).
Precisamos pedir a Deus, e tão somente a Ele, que nos dirija, oriente e ampare sempre. Assim Ele poderá realizar a Sua vontade por meio da nossa vida e do que fizermos, para que todo este mundo venha a conhecer o Seu amor e tenha oportunidade de reconciliar-se com Ele.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mais da metade dos cristãos não
querem seguir todos os ensinamentos
da Bíblia
A Sociedade Bíblica Americana e o Instituto de Pesquisas Barna divulgaram no início deste mês como a maioria das pessoas vê a Bíblia. Embora os dados sejam referentes somente aos americanos, o estudo serve como um alerta global para as nações de maioria cristã.
Entre os entrevistados, 66% concordaram que “a Bíblia ensina tudo o que uma pessoa precisa saber para viver uma vida significativa”, mesmo assim, 57% dizem que a leem menos de cinco vezes por ano. E o mais revelador: 58% dos cristãos dizem que não querem seguir todos os “conselhos” da Bíblia.
“Há uma diferença entre acreditar em algo que é benéfico e abrir seu coração, mente e vida para deixar que isso entre”, explica Geof Morin, diretor de comunicação da Sociedade Bíblica Americana. Ele acredita que algumas pessoas “veem a Bíblia como um medicamento”, ou seja, apelam para ela somente quando estão com problemas. Contudo, Morin ressalta que existem motivos para comemorar. Sessenta e um por cento dos adultos gostaria de ler mais a Bíblia. Sua organização está tentando descobrir como facilitar isso.
A Sociedade Bíblica Americana explica que seu maior objetivo é “levar a Palavra de Deus para onde a Bíblia mais carece ser conhecida”, por isso imprime e distribui exemplares em diversas línguas e manda para outros países. Ao mesmo tempo, pretende “convidar milhões de pessoas que estão dentro das igrejas a renovar seu compromisso com a Palavra de Deus”. Junto com o envio de Bíblias no exterior e usando as escrituras para trazer alívio, este objetivo de transformar a cultura constitui declaração da missão da organização.
Ele explica ainda que a grande aposta é como facilitar o acesso digital às Escrituras, seja na tela do computador, do smartphone ou do tablet. Outro levantamento recente mostra que 40% dos americanos leem mais as versões digitais da Bíblia que as impressas. Por isso, a Sociedade Bíblica está se dedicando a criar aplicativos e usar as redes sociais como uma maneira de manter o texto sagrado relevante para a nova geração.
Embora 88% dos lares possuam mais de um exemplar da Bíblia, em apenas 13% ela é lida diariamente. Somente 43% das pessoas dizem que ler a Bíblia as fazem sentir “mais perto de Deus”; 34% dizem que isso as faz “sentir em paz”. O livro de Salmos (16%) é apontado como a leitura predileta.
Mesmo assim, uma comparação com levantamentos similares feitos nos dois últimos anos, mostra que existem motivos para preocupação. Um quinto (21%) da população acredita que a Bíblia é a Palavra de Deus e a leem pelo menos quatro vezes por semana. Um número crescente (10% em 2011, 17% este ano), acredita a Bíblia é “apenas mais um livro de ensinamentos escritos por homens”. Por outro lado, há aqueles que dizem que a Bíblia tem alguma verdade, mas raramente a leem diminuiu (26% em 2012, 23% este ano).
Sessenta por cento dos entrevistados dizem estar familiarizados com os relatos bíblicos, enquanto 6% dizem não saber “quase nada” sobre seus ensinamentos. Entre os evangélicos, 12% dizem sentirem-se “confusos” quando a leem, enquanto 23% dos católicos dizem não entenderem o que leem.
Em uma época onde o casamento homossexual e o aborto tornaram-se questões amplamente identificadas com a política, apenas 17% dos cristãos adultos dizem “estar interessados nos ensinamentos da Bíblia sobre esses assuntos”. Apenas 31% dizem que isso influencia suas escolhas na hora de votar.
Curiosamente, 77% das pessoas dizem que a moralidade no país está decaindo. Trinta por cento dos entrevistados dizem que a mídia (TVs, jornais, filmes, livros) é a maior responsável por isso. Mais da metade (56 %) acreditam que a Bíblia tem pouca influência na sociedade atual, e apenas 13% acreditam que essa influência é “demasiada”. O porta-voz da Sociedade Bíblica afirma: “O que talvez muitas pessoas deixam de reconhecer é que a maneira mais fácil de a Bíblia influenciar a sociedade é primeiramente deixar que suas palavras influenciem nossas próprias decisões.”
“Se mais pessoas lerem a Bíblia de uma forma consistente e usá-la como um roteiro para suas vidas, acho que o mundo seria um pouco mais brilhante”, disse o porta-voz. Com informações American Bible e Christian Post.
Fonte: Gospel Prime
-----------------------------------------------
Casar-se de novo - Arnaldo Jabor
Meus Amigos separados não cansam de perguntar como consegui ficar casado 30 anos com a mesma mulher. As mulheres sempre mais maldosas que os homens, não perguntam a minha esposa como ela consegue ficar casada com o mesmo homem, mas como ela consegue ficar casada comigo. Os jovens é que fazem as perguntas certas, ou seja, querem conhecer o segredo para manter um casamento por tanto tempo. Ninguém ensina isso nas escolas, pelo contrário. Não sou um especialista do ramo, como todos sabem, mas dito isso, minha resposta é mais ou menos a que segue: Hoje em dia o divórcio é inevitável, não dá para escapar.
Ninguém agüenta conviver com a mesma pessoa por uma eternidade. Eu, na realidade já estou em meu terceiro casamento - a única diferença é que casei três vezes com a mesma mulher. Minha esposa, se não me engano está em seu quinto, porque ela pensou em pegar as malas mais vezes que eu.
O segredo do casamento não é a harmonia eterna. Depois dos inevitáveis arranca-rabos, a solução é ponderar, se acalmar e partir de novo com a mesma mulher. O segredo no fundo é renovar o casamento e não procurar um casamento novo.
Isso exige alguns cuidados e preocupações que são esquecidos no dia-a-dia do casal. De tempos em tempos, é preciso renovar a relação. De tempos em tempos é preciso voltar a namorar, voltar a cortejar, seduzir e ser seduzido.
Há quanto tempo você não tenta conquistá-la ou conquistá-lo como se seu par fosse um pretendente em potencial? Há quanto tempo não fazem uma lua-de-mel, sem os filhos eternamente brigando para ter a sua irrestrita atenção? Sem falar dos inúmeros quilos que se acrescentaram a você depois do casamento. Mulher e marido que se separam perdem 10 kg em um único mês, por que vocês não podem conseguir o mesmo? Faça de conta que você está de caso novo. Se fosse um casamento novo, você certamente passaria a freqüentar lugares novos e desconhecidos, mudaria de casa ou apartamento, trocaria seu guarda-roupa, os discos, o corte de cabelo, a maquiagem. Mas tudo isso pode ser feito sem que você se separe de seu cônjuge. Vamos ser honestos: ninguém agüenta a mesma mulher ou o mesmo marido por trinta anos com a mesma roupa, o mesmo batom, com os mesmos amigos, com as mesmas piadas. Muitas vezes não é a sua esposa que está ficando chata e mofada, é você, são seus próprios móveis com a mesma desbotada decoração. Se você se divorciasse, certamente trocaria tudo, que é justamente um dos prazeres da separação. Quem se separa se encanta com a nova vida, a nova casa, um novo bairro, um novo circuito de amigos. Não é preciso um divórcio litigioso para ter tudo isso. Basta mudar de lugares e interesses e não se deixar acomodar. Isso obviamente custa caro e muitas uniões se esfacelam porque o casal se recusa a pagar esses pequenos custos necessários para renovar um casamento. Mas se você se separar sua nova esposa vai querer novos filhos, novos móveis, novas roupas e você ainda terá a pensão dos filhos do casamento anterior. Não existe essa tal 'estabilidade do casamento' nem ela deveria ser almejada. O mundo muda, e você também, seu marido, sua esposa, seu bairro e seus amigos.
A melhor estratégia para salvar um casamento não é manter uma 'relação estável', mas saber mudar junto. Todo cônjuge precisa evoluir estudar, aprimorar-se, interessar-se por coisas que jamais teria pensado em fazer no inicio do casamento. Você faz isso constantemente no trabalho, porque não fazer na própria família? É o que seus filhos fazem desde que vieram ao mundo.
Portanto descubra a nova mulher ou o novo homem que vive ao seu lado, em vez de sair por aí tentando descobrir um novo interessante par. Tenho certeza que seus filhos os respeitarão pela decisão de se manterem juntos e aprenderão a importante lição de como crescer e evoluir unidos apesar das desavenças. Brigas e arranca-rabos sempre ocorrerão: por isso de vez em quando é necessário casar-se de novo, mas tente fazê-lo sempre com o mesmo par.
"Satanás Treme Quando vê o mais fraco cristão de joelhos"
Willian Cowper
-----------------------------------
Libertos da tirania da separação familiar
Então, Moisés e Arão foram conduzidos à presença de Faraó; e este lhes disse: Ide, servi ao SENHOR, vosso Deus; porém quais são os que hão de ir? Respondeu-lhe Moisés: Havemos de ir com os nossos jovens, e com os nossos velhos, e com os filhos, e com as filhas, e com os nossos rebanhos, e com os nossos gados; havemos de ir, porque temos de celebrar festa ao SENHOR. Replicou-lhes Faraó: Seja o SENHOR convosco, caso eu vos deixe ir e as crianças. Vede, pois tendes conosco más intenções. Não há de ser assim; ide somente vós, os homens, e servi ao SENHOR; pois isso é o que pedistes. E os expulsaram da presença de Faraó. Êxodo 10.8-11
Este presente mundo tem seus estratagemas para nos afastar do coração do Senhor. Ele não quer nos deixar livres. Resiste. Rejeita. Domina. Oprime. Esse texto deixa claro um de seus métodos. Quer separar a família. Deixava ir somente os homens para servir ao Senhor. Mas mulheres, crianças e bens deveriam ficar no Egito. Todos os sistemas autoritários agiram dessa maneira. Ao separarem pais de filhos, esposas de maridos, irmãos de irmãs, faziam com que a família perdessem sua identidade. A família, assim, perdia sua força.
Enfraquecida, toda a sociedade perdia sua voz, vontade, decisão. Dessa maneira a tirania aumentava. É importante discernir quais tem sido as maneiras de separação moderna. Talvez mais indireta e sofisticada, nossas famílias correm o risco de serem enfraquecidas e dominadas pelo Egito. Palavras, gestos e agenda podem aproximar, ou afastar.
Vamos refletir sobre alguns tipos de separação dos dias de hoje:
1. Separação Física - muitas vezes causada pelo trabalho, viagens, uma agenda muito cheia.
O trabalho pode criar isso, pois exige muito da presença. Os estudos podem separar e nunca mais juntar. O ministério também pode requisitar tanto de uma pessoa roubando seu tempo com a família. Uma família precisa ter tempo junto. Tomar uma refeição, passear, viajar, ou simplesmente ficar "jogando conversa fora" são atividades saudáveis para cônjuges e filhos, avós, tios e primos. Crie estratégias. Seja intencional. Mas faça coisas juntos que sejam agradáveis. Seja leve.
Lucas 15.20 . E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou.
2. Separação Social - refiro-me aos diferentes círculos de relacionamento de cada membro da família. Não há problemas nas amizades em si. Ao contrário, somos seres sociais e sociáveis. Precisamos nos relacionar. Acontece que às vezes esses relacionamentos querem roubar nosso tempo com nossa família. É necessário equilibrar o tempo. Os excessos são perigosos e devem ser evitados.
Salmos 68.6 Deus faz que o solitário more em família.
3. Separação Afetiva - abraços, beijos, colo, carinho, gestos e palavras amorosas são naturais e necessários entre os membros da família. Alguns tem muita dificuldade com essa aproximação física e criam distâncias que machucam e geram feridas e carências, às vezes invisíveis. Surpreenda. Faça um bilhete amoroso. Escreva uma carta carinhosa. Declare gratidão.
Salmo 128.3 Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa.
4. Separação Etária - as diferentes gerações tem gerado barreiras de comunicação e convívio.
Quer seja pelos lugares que frequentam, pelas preferências musicais, de entretenimento, filhos tem ficado muito distantes de seus pais. É necessário esforço de aproximação. Aos pais, cuidado para não imporem suas preferências em demasia. Aos filhos, cuidado para não rejeitarem tudo o que vem dos pais, só porque vem dos pais. Essas fronteiras intergeracionais devem ser diminuídas intencionalmente, com muita tolerância e esforço.
Zacarias 8.4, 5 Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Ainda nas praças de Jerusalém sentar-se-ão velhos e velhas, levando cada um na mão o seu arrimo, por causa da sua muita idade. As praças da cidade se encherão de meninos e meninas, que nelas brincarão.
5. Separação por Inimizade - episódios podem causar profundas decepções, brigas, contendas, conflitos.
Se situações não forem trabalhadas para a direção do perdão e reconciliação, uma parede de separação pode ser levantada para toda a vida.
Malaquias 4.6. ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais, para que eu não venha e fira a terra com maldição.
6. Separação por Dinheiro - quando um dos familiares torna-se pesado aos demais sob o ponto de vista financeiro, isso pode gerar um distanciamento.
É importante que cada membro da família viva com contentamento, equilibrando seus gastos com suas possibilidades. Empréstimos e ajudas constantes precisam ser trabalhados com muito critério. Pais que ajudam diferentemente os filhos devem cuidar para não haver ciúmes. Quando alguém da família destaca-se financeiramente, é necessário cuidar para que não haja inveja.
Atos 10.1, 2 Morava em Cesaréia um homem de nome Cornélio, centurião da corte chamada Italiana, piedoso e temente a Deus com toda a sua casa e que fazia muitas esmolas ao povo e, de contínuo, orava a Deus.
7. Separação Religiosa - quando um membro se converte, é importante que não se distancie de sua família.
Pode distanciar-se de hábitos nocivos anteriormente praticados, mesmo em família (ex. bebida), mas nunca deixar do convívio com quem ama. No caso de uma família cristã, quando um de seus membros se afasta dos caminhos do Senhor, é muito importante que os demais continuem demonstrando amor prático e presencial.
Josué 24.15 Porém, se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR. Atos 16.31 "Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa"
8. Separação pelos Agregados - a família cresce, os filhos se casam, chegam novos membros com cultura diferente.
É necessário crescer na tolerância e aceitação do que é diferente. Aqueles que querem "enquadrar" em tudo os que estão chegando certamente vão gerar barreiras. Cuidado nesta fase da vida. A falta de flexibilidade pode quebrar relacionamentos. Rute 1.16 Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.
9. Separação pelo Enfado - algumas famílias caem na armadilha da mesmice, da rotina cansativa, monótona. Nada fazem de diferente. As conversas caem sempre na mesma vala.
É preciso romper a monotonia que gera enfado e tédio. Busque no Senhor e em pessoas amigas estratégia para reverter essa situação que pode males terríveis.
Joel 2.28 E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões;
Diante da posição de Faraó, Moisés não recuou. Estava determinado quando declarou: Havemos de ir com os nossos jovens, e com os nossos velhos, e com os filhos, e com as filhas, e com os nossos rebanhos, e com os nossos gados; havemos de ir, porque temos de celebrar festa ao SENHOR.
Eu e você também temos que estar determinados a lutar contra toda tirania de separação em nossa própria casa. Assim como o Senhor ajudou Moisés e todo o povo a sair das garras do Egito, Ele quer nos libertar de todo o tipo de opressão sobre nossas famílias. Vamos lutar pela liberdade!
Fonte: Instituto Jetro
-----------------------------
Internet e seus perigos para nossos filhos
Em julho de 2010, durante a maior operação contra a exploração, abuso sexual e pedofilia no Brasil, a Polícia Federal fez um número recorde de prisões. Infelizmente o Brasil está em 4º lugar entre os países que mais compartilham arquivos de pedofilia pelo computador, o que mostra o risco que nossas crianças, pré-adolescentes e adolescentes correm.
A Internet e o computador são ferramentas imprescindíveis no mundo de hoje para informação, educação, comunicação e lazer. Aliás, você não estaria lendo esse artigo on-line se não fosse pela Internet. Mas infelizmente ela também traz seus problemas, como o que foi noticiado em toda a mídia essa semana.
Em outros tempos podíamos proteger nossos filhos dos pedófilos trancando as portas de nossas casas, mas hoje isso não é mais possível. Eles podem estar na nossa sala de estar, nos nossos quartos ou em qualquer cômodo onde estivermos on-line. Não podemos simplesmente nos desconectar do mundo real ou virtual, pois isso nem seria bíblico, como Jesus mesmo disse em João 17:15 “Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno.”
Temos que crer que nosso Deus nos protege do mal e nós precisamos fazer a nossa parte protegendo nossos filhos e ensinando-os a se protegerem. A Bíblia nos diz que o mundo todo está sob o poder do maligno, mas que nós somos de Deus (1 João 5:19) e por isso temos esperança e sabemos que ele está conosco.
Numa das reportagens publicadas essa semana no jornal “O Estado de São Paulo”, lemos estarrecidos o perfil dos pedófilos presos: “Na maior parte, os vilões são homens adultos e instruídos, com padrão de vida razoável a bom.” Um adulto instruído tem informações, conhecimento e argumentos suficientes para atrair nossos filhos nas redes sociais e de mensagens instantâneas, como chats e MSN sem despertar qualquer suspeita. De um lado do computador temos um vilão preparado e do outro lado temos crianças inocentes e totalmente despreparadas, as presas ideais.
Em outro trecho da mesma reportagem são citadas “situações quase impensáveis, como de padres, pediatras e professores abusando de crianças.” Pessoas que trabalham muito próximo às crianças e que em tese seriam cidadãos acima de qualquer suspeita. Precisamos vigiar sempre e ninguém está acima de qualquer suspeita, até que se prove o contrário.
Mas em meio a tantos perigos, o que podemos fazer para proteger nossos filhos?
Algumas dicas práticas são:
-
Ore para que Deus lhe dê sabedoria, tempo e paciência para acompanhar os avanços da Internet e proteger seu filho desses perigos.
-
Converse francamente com seus filhos sobre o uso da Internet. Navegue na Internet com eles e mostre o que é adequado e o que não é adequado para eles. “Tudo é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo é permitido”, mas nem tudo edifica.” 1 Coríntios 10:23
-
Instrua-os a não conversarem com estranhos ou não adicionarem pessoas desconhecidas aos seus sites de relacionamento. Recomende que eles não forneçam informações pessoais ou fotos que indiquem nome da escola, nomes da família, onde moram, outras atividades que fazem e lugares que freqüentam.
-
Faça uso de filtros que bloqueiem conteúdos impróprios para seus filhos e de programas que rastreiem os sites visitados e monitoram as conversas.
-
Estabeleça regras na família sobre o uso da Internet, como horários de uso, sites que podem ser usados e informações que podem ser postadas.
-
Não permita que eles tenham computador no quarto. O computador deve ser colocado num local de livre circulação, onde as atividades possam ser vistas por todos. Evite o uso de webcam sem o acompanhamento de um adulto responsável.
-
Mostre a seus filhos que nem tudo que está na Internet é verdade. Um amigo virtual de 12 anos num site de relacionamento pode ser na verdade um pedófilo ou outro tipo de criminoso que quer se aproximar deles.
É importante lembrar que se seu filho cair em alguma dessas armadilhas ele é a vítima e não o culpado, mesmo que você já o tenha alertado antes. O culpado e criminoso é o adulto que assedia a criança. Seu filho precisa de seu apoio e de seu amor para ter a segurança de lhe pedir ajuda e proteção se for vítima desse tipo de crime.
-------------------------------------------------------

“Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranqüila e mansa, com toda piedade e respeito. Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” (1 Tm 2.1-4).
Existem seis armas terríveis que o Diabo usa para paralisar a vida de oração dos crentes:
1. Cansaço!
Como é paralisante o cansaço que o impede de perseverar na oração! Mas é justamente na oração que você supera esse estranho cansaço, pois a Bíblia diz: “Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam” (Is 40.29,31). Entregue-se à oração, e você encontrará o descanso verdadeiro.
2. Distração!
Você não consegue se concentrar? Outros pensamentos vêm à sua mente quando você quer orar? Durante a oração, de repente você percebe que seus pensamentos estão bem longe? Essas são armas do inimigo que você derrota orando em voz alta. Davi diz no Salmo 55.16-17: “Eu, porém, invocarei a Deus, e o Senhor me salvará. À tarde, pela manhã e ao meio-dia, farei as minhas queixas e lamentarei; e ele ouvirá a minha voz”. Ore com voz forte e audível, e as distrações não terão poder sobre você!
3. Inquietação interior
Uma inquietação inexplicável tomou conta de você? Justamente dessa inquietação é que você pode se livrar quando ora. Seja qual for a causa – pecado, nervosismo ou incredulidade – a Bíblia diz: “Confia os teus cuidados ao Senhor, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado” (Sl 55.22). E mais: “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu” (Sl 42.11). Somente na oração você receberá ajuda para se libertar da inquietação de seu coração.
4. Pressa
A arma que Satanás provavelmente usa com mais sucesso contra os que querem orar é a pressa. O que diz a Escritura em Eclesiastes 8.3a? “Não te apresses em deixar a presença dele.” Não devemos ter pressa em deixar a presença do Senhor. Qual é a causa de sua pressa? A montanha de trabalho que espera por você! Seu trabalho parece não ter fim? Mas é justamente na oração que você recebe as condições para fazer seu trabalho bem feito e com rapidez. Quanto mais tempo você ora, mais trabalha. Sei muito bem que isso contraria nossa lógica, mas milhares de experiências confirmam essa receita, e a Bíblia diz em Isaías 55.2-3a: “Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares. Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá.” Através da oração constante, suas tarefas diárias serão supridas pelas fontes divinas de força. Admirado, você reconhecerá que o tempo que passou em oração fervorosa foi a melhor maneira de usar seu tempo, e a terrível arma da pressa terá perdido seu poder destrutivo sobre você.
5. Desânimo
O desânimo é uma arma que neutraliza muitas pessoas que oram. Desânimo é começar e parar. Desanimar é não olhar para longe o suficiente. A Bíblia diz: “Olhando firmemente para Jesus”. Esse olhar para cima, para Jesus, é desviar o olhar das coisas visíveis ao nosso redor e voltá-lo para Jesus – voltar-se para Ele orando! Você está desanimado por causa de sua fraqueza espiritual, desanimado por seus fracassos, desanimado pela dureza de coração das pessoas, desanimado pelas tristes circunstâncias em que vive? Paulo exclama em 2 Coríntios 4.8 que em tudo ficamos “perplexos, porém não desanimados”. Por quê? Porque ele era um homem de oração. Isaías conclama: “Fortalecei as mãos frouxas e firmai os joelhos vacilantes. Dizei aos desalentados de coração: Sede fortes, não temais. Eis o vosso Deus. A vingança vem, a retribuição de Deus; ele vem e vos salvará” (Is 35.3-4). Existe apenas um meio de nos livrarmos do desânimo e do desalento em nosso coração: através da oração. Enquanto escrevo estas linhas, parece que poderes das trevas tentam me impedir de dizer as coisas como elas são. Sei que Satanás faz todo o possível para deixar você tão desanimado a ponto de não conseguir crer que a oração de fato lhe abre as fontes divinas. Mas em Nome de Jesus esses poderes estão derrotados! Suplico a você que está desanimado: Ore! Faça hoje um novo começo! Diga em voz alta: “Eu escolho a vontade de Deus e, em Nome de Jesus, rejeito a vontade de Satanás”. A vontade de Deus é que você ore. A vontade de Satanás é que você se cale.
6. Preguiça
A preguiça é uma arma traiçoeira que Satanás usa contra aqueles que desejam se tornar pessoas de oração. É a arma da carne, a sensação de impotência. Você se ajoelha, quer orar, mas não consegue dizer uma única palavra. Tudo parece muito difícil. A carne não consegue orar. Como você consegue se livrar dessa incapacidade e dessa preguiça? A resposta é: ore com a Bíblia! Leia em voz alta as promessas que falam da oração. Jesus disse: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis, batei, e abrir-se-vos-á” (Mt 7.7). Diga simplesmente a Deus: “Senhor, não consigo pedir, mas Tu dizes na Tua palavra que eu devo pedir, pedir com perseverança”. Exponha a Ele toda a sua miséria. Não fique calado! E enquanto você fala com Ele e lê Sua Palavra, de repente perceberá a faísca da oração acendendo seu coração, fazendo desaparecer sua preguiça e sua indolência, e suas orações alcançando o trono da graça
---------------
Baralho: simbologia e comportamento
Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas; todas são lícitas, mas nem todas edificam.
1 Coríntios 6.12; 10.23
Joguei muito baralho em minha adolescência. Não digo que não seja agradável e divertido. Contudo, quando tomei consciência do que passarei a compartilhar, decidi não mais me envolver com esse tipo de jogo que, a princípio inofensivo e distrativo, tem uma simbologia implícita e pode afetar comportamentos explícitos.
Um pouco sobre a simbologia
O verbo baralhar, ou embaralhar, significa meter a desordem em; desordenar; andar às bulhas ou em contestações; misturar-se; amotinar-se. Daí nasce o substantivo baralho, que traz o conceito de confusão, conflito, desordem.
As cartas do baralho possuem uma simbologia com intencional significado espiritual, muito embora sua precisa origem esteja carregada de mistérios e perca-se na história da humanidade. Segundo Win Malgo, o baralho mais comum dos dias de hoje foi criado no ano de 1392, para uso pessoal do rei Carlos da França, quando este sofria debilidade mental.
O criador das cartas era um homem degenerado e mau, que escarnecia de Deus e de seus mandamentos. Para sua criação maligna ele escolheu figuras bíblicas: o rei representa o diabo, a dama representa Maria, a mãe do Senhor. Assim, de modo blasfemo, fez do Senhor Jesus Cristo um filho de Satanás com Maria. Copas e ases representam o sangue de Jesus, o valete o próprio Senhor. Paus e outros símbolos representam a perseguição e destruição de todos os santos. Seu desprezo pelos dez mandamentos foi expresso pelo número dez das suas cartas.
Mas a simbologia vai além. A origem da palavra naipe em português e espanhol vem do hebraico naib que quer dizer feitiçaria. A intenção esotérica tem sido comumente utilizada por cartomantes que o utilizam para prever o futuro e em diversas práticas de ocultismo. Dizem que cada detalhe tem um propósito: 13 cartas por naipe, mesmo número de ciclos lunares em um ano; preto e vermelho simbolizam dia e noite; 52 cartas no total, representam o número de semanas em um ano; 4 naipes correspondendo às 4 estações do ano; somando todos os valores das cartas, mais um que se atribui a um coringa solo, o resultado é 365, mesmo número de dias no ano.
Um pouco sobre o comportamento
No primeiro momento, é só brincadeira e diversão. Logo nascem as conversas tolas, mexericos, bisbilhotices sobre a vida alheia. O privado do outro torna-se a pauta: você sabe da última?
Os que se aprofundam pelo caminho das cartas facilmente tornam-se viciados nessa prática. Mesmo que só para diversão, passam a praticá-la semanalmente, a cada dois dias, ou até diariamente. Mal esperam a hora chegar do carteado. Abandonam seus relacionamentos, ficam desatentos ao que se passa ao redor, pois estão fixos na "diversão". Não percebem o distanciamento progressivo da família e da própria vida.
Em termos gerais, um jogador de cartas é conhecido popularmente por ser manhoso, especulador, hipócrita, mentiroso, que camufla suas intenções, esconde seu jogo, suas cartas. Um golpista não confiável, que busca seus próprios interesses. Ao longo de seu desenvolvimento no mundo das cartas - e é evidente que não é só o baralho que capacita essas "virtudes" todas - aprendeu a adivinhar o jogo do adversário, buscando derrubá-lo em todo o tempo, ainda que com mentira, embuste, blefe, dissimulação.
Aprende a fingir, suprimir, dar a entender o que não é verdadeiro, estabelecendo uma cumplicidade com o parceiro em não revelar o "roubo" do outro. Entra em conluio para prejudicar os outros, maquinando tramas para vencer. Não importam os meios, mas o fim. Tudo pelo crescente desejo insaciável de vencer, pois ninguém joga para perder.
O último estágio é quando entram as apostas no pedaço. De um jogo inocente, ou pelo mero prazer de ganhar, nasce um jogo de azar. A palavra azar é apropriada, pois é má sorte, infortúnio, enguiço, infelicidade. As apostas podem ser uma peça de roupa a ser tirada, ou dinheiro. O caminho se aprofunda e sai totalmente do controle do jogador. Torna-se escravo compulsivo e obstinado do vício e do sistema. Com a ilusão do ganho fácil, muito arruinaram rapidamente as riquezas conquistadas duramente pelas famílias ao longo de décadas. Junto com a jogatina, nascem a dependência química e muitas outras desgraças fáceis de serem testemunhadas ao redor na sociedade.
Por essa breve reflexão, compreendi que o jogo de baralho não convém, nem edifica, razão pela qual não me deixarei dominar por ele, pois tem um poder maligno sobre as vidas.
Existe muita alternativa mais saudável para nos divertirmos sem tantos riscos.
Fonte: Instituto Jetro